O Portal Guaraguaçu é testemunha do encontro da baía com o mar. Leva o nome do maior rio de planície deste território, divisa dos municípios de Paranaguá e Pontal do Paraná. No decorrer do seu leito, além de vários serviços oferecidos pela comunidade, a Estrada Ecológica leva ao sítio arqueológico Sambaquis do Guaraguaçu – o maior do litoral do Paraná e o único tombado como Patrimônio Histórico Artístico – e a seu forno de caieiras, no qual as conchas eram queimadas e utilizadas em construções. O sambaqui está dentro da Terra Indígena Sambaqui, a poucos metros da Aldeia Karaguatá Poty. Já a Baía de Paranaguá abriga a Terra Indígena Ilha da Cotinga, onde os rituais ainda são realizados na opy (casa de reza).
A cidade de Paranaguá apresenta muito da sua arquitetura original, um passeio a pé pelo centro histórico é obrigatório. Uma rápida viagem de barco pode levar o visitante a diversas comunidades tradicionais caiçaras logo do outro lado da baía.
As praias de Pontal do Paraná são um destino certo, seus muitos balneários contam com boa infraestrutura para visitantes. No balneário Shangri-lá, está a Aldeia Guaviraty, onde os indígenas são reconhecidos pelo artesanato que representa os animais nativos.