Loading...

O Bioma Mata Atlântica

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical da América do Sul, atrás apenas da Amazônia. Originalmente, sua cobertura se estendia ao longo da costa Brasileira, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, entrando no continente até o Paraguai e a província Argentina de Missiones.

Foi o primeiro ambiente encontrado pelos colonizadores portugueses há mais de 500 anos e sempre encantou todos os naturalistas que por aqui passaram, incluindo grandes personalidades como Auguste Saint-Hilaire (1816-1822) e Charles Darwin (1832).

Atualmente, é onde 72% da população brasileira vive, incluindo algumas das maiores cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre e Curitiba, concentrando também cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Como resultado de séculos de ocupação e exploração desenfreada, esta floresta teve grande parte do seu território destruído ou severamente alterado. Estima-se que restam apenas 12,4% de sua cobertura original no Brasil, que era de aproximadamente 1,31 milhões de quilômetros quadrados (ou 15% do território nacional).

Adicionalmente, boa parte destes remanescentes se encontra em pequenos fragmentos, insuficientes para a manutenção de toda a sua riqueza biológica. As áreas mais bem conservadas de Mata Atlântica no país, ou seja, menos perturbadas e capazes de abrigar populações viáveis de suas espécies características correspondem a apenas 7% do que existia anteriormente.

Porém, é esta parcela diminuta que ainda guarda os principais segredos, belezas e riquezas desta que é uma das florestas mais importantes do mundo. No momento atual, todas as peças que restaram deste bioma são extremamente valiosas e devem ser protegidas por todos os brasileiros. Que extensas áreas contínuas, como a Grande Reserva Mata Atlântica, sirvam de inspiração para sensibilizar nativos e não nativos deste bioma.

A Grande Reserva Mata Atlântica

A Grande Reserva Mata Atlântica é uma região de rara beleza que abriga o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo. Ainda mantém quase toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, além de sua riqueza cultural e histórica. A delimitação deste território leva em consideração o habitat de espécies “topo de cadeia” como a onça-pintada, que precisam de grandes extensões ininterruptas de floresta para sobreviver. Desta forma, este exuberante maciço é composto por 2,7 milhões de hectares de florestas e outros tipos de vegetação e conta ainda com 2,2 milhões de hectares de área marinha. Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nos 60 municípios que compartilham este gigantesco patrimônio localizado entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de sua relevância internacional, é uma excelente oportunidade para a Produção de Natureza no Brasil.

É a casa de espécies únicas, como o mico-leão-da-cara-preta, o papagaio-de-cara-roxa, o muriqui-do-sul, entre diversas outras ameaçadas ou endêmicas, que habitam os diversos ambientes que aqui existem. Sua posição privilegiada, em uma região onde a Serra do Mar se aproxima da costa do Atlântico, garantiu a sobrevivência deste patrimônio até os dias modernos. Além disso, o relevo acidentado permite a existência de importantes mananciais que abastecem desde pequenas comunidades até grandes centros urbanos, localizados proximamente ao seu entorno.

Neste grande destino de natureza, prevalecem histórias inspiradoras de pessoas que dedicam sua vida a proteger e valorizar a natureza e a cultura. São diversas as comunidades presentes nesse território, em especial indígenas, caiçaras e quilombolas. Além disso, muitas pessoas, entre empresários, educadores, funcionários públicos, pesquisadores, conservacionistas, ente outros, tornam a Grande Reserva cada vez mais fortalecida, principalmente a partir do trabalho em conjunto e do estabelecimento de objetivos compartilhados para o futuro desta região.

Lista de Municípios

MUNICÍPIOS DO PARANÁ

– Adrianópolis
– Antonina
– Bocaiuva do Sul
– Campina Grande do Sul
– Cerro Azul

– Colombo
– Guaraqueçaba
– Guaratuba
– Matinhos
– Morretes

– Paranaguá
– Pinhais
– Piraquara
– Pontal do Paraná
– Quatro Barras

– São José dos Pinhais
– Tijucas do Sul
– Tunas do Paraná

MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA

– Araquari
– Balneário Barra do Sul
– Campo Alegre
– Corupá

– Garuva
– Itapoá
– Jaraguá do Sul
– Joinville

– Rio dos Cedros
– Rio Negrinho
– São Bento do Sul
– São Francisco do Sul

– Schroeder

MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO

– Apiaí
– Barra do Turvo
– Cajati
– Cananéia
– Capão Bonito
– Eldorado
– Guapiara
– Ibiúna

– Iguape
– Ilha Comprida
– Iporanga
– Itanhaém
– Itaóca
– Itariri
– Jacupiranga

– Juquiá
– Juquitiba
– Miracatu
– Mongaguá
– Pariquera-Açu
– Pedro de Toledo
– Peruíbe

– Piedade
– Pilar do Sul
– Ribeirão Grande
– São Lourenço da Serra
– São Miguel Arcanjo
– Sete Barras
– Tapiraí

MUNICÍPIOS POLO

Curitiba – PR | Joinville – SC | Registro – SP | São Paulo – SP

​”Bem-vindos ao maior contínuo bem
conservado de Mata Atlântica do planeta”

Nossos
Produtos

Explore

Nossa
Rede

Participe

Nossos
Projetos

Apoie