O Setor Vale do Ribeira é o mais extenso da Grande Reserva Mata Atlântica, passando por 29 municípios, além da cidade de Registro, e também é o mais próximo de São Paulo, a maior cidade brasileira e uma das maiores da América Latina.
Este grande Setor engloba ao mesmo tempo a cordilheira de Paranapiacaba, porção da Serra do Mar que vai da divisa com o Paraná até quase a capital, e a porção litorânea, tanto o Lagamar quanto uma porção do Litoral Centro. Aqui foram criadas dezenas de Unidades de Conservação das mais diferentes categorias, dispostas por corredores ou mosaicos, muitas com excelente infraestrutura para receber visitantes. Essas áreas abrigam a maior população de muriquis do hemisfério sul; uma pequena população de micos-leões-negros e um número significativo de grandes mamíferos, como onças-pintadas, queixadas e antas.
As riquezas culturais do Setor Vale do Ribeira são inúmeras. Na região serrana, especialmente em Eldorado, Iporanga e Barra do Turvo encontra-se a maior densidade de Comunidades Quilombolas de todo o estado de São Paulo, mantendo suas tradições e raízes fortalecidas. Já na costa, predomina a rica cultura caiçara em inúmeras comunidades pesqueiras espalhadas por Cananéia, Ilha Comprida e Iguape, algumas das cidades mais antigas e importantes do Brasil. Não podemos esquecer também das comunidades ribeirinhas e também da herança colonial, especialmente a japonesa que se faz presente na cultura de diversos municípios.