O Setor Litoral do Paraná é o verdadeiro núcleo da Grande Reserva Mata Atlântica, tanto por sua posição central quanto por sua incrível variedade ambiental, que vai da Serra do Mar às lindas baías, praias e ilhas.
Dentro doSetor Litoral do Paraná,existem cidades coloniais bem preservadas. Ótimos exemplos são Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e a cidade portuária Paranaguá, combinadas com pequenas comunidades caiçaras como Ilha Rasa e Superagui. A Baía de Paranaguá é a segunda maior do Brasil, suas águas calmas estão cheias de pequenas ilhas e manguezais que proporcionam um senso único de vida selvagem em alguns de seus trechos. Já a Baía de Guaratuba, bem conservada graças às Unidades de Conservação aqui presentes, é fonte das melhores ostras do sul do país, além de ser ideal para esportes de vela ou stand-up paddle. Guarás, biguás, papagaios-de-cara-roxa e atobás voam por toda essa região.
Na Serra do Mar, há uma combinação de diversos ambientes que vão da planície até o topo das montanhas, onde se destacam os rios cristalinos, riachos e cachoeiras contando com dois Parques Nacionais: o Parque Nacional Saint Hilaire-Lange, que possui atividades de ecoturismo que permitem ao visitante trilhar paisagens maravilhosas, além de ser fonte de água para a população que vive no seu entorno; e o Parque Nacional Guaricana, que é um dos principais refúgios de grandes mamíferos em toda a Grande Reserva Mata Atlântica.
Na costa, tanto o Parque Nacional do Superagui como o Parque Estadual da Ilha do Mel oferecem grande variedade de acomodações para acesso à restinga, florestas de planície e praias paradisíacas. Superagui é tida como ponto de entrada para procurar o endêmico e ameaçado mico-leão-de-cara-preta. As conhecidas cidades litorâneas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná recebem intenso fluxo de visitantes em busca de sol e praia, mas mantêm uma extensa área de planície litorânea e restingas ainda bem protegidas, como nos Parques Estaduais do Boguaçu e Rio da Onça.
A estonteante e histórica Estrada da Graciosa é acessada a partir da cidade de Curitiba, levando o visitante até o Setor Litoral do Paraná, o que também pode ser feito pela BR-277 ou por Santa Catarina.