O feriado de Carnaval vem aí e o território da Grande Reserva representa o convite ideal a quem deseja fugir da agitação da época e aproveitar as riquezas naturais da região.

A Grande Reserva Mata Atlântica é o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica que resta no mundo e se distribui pelo Paraná, nordeste de Santa Catarina e sudeste de São Paulo. Soma quase três milhões de ambientes naturais terrestres do bioma e 2,2 milhões de hectares de área marinha. A Mata Atlântica é um dos biomas mais exuberantes do planeta, mas foi reduzida a menos de 13% de seu tamanho original. 

No caso do litoral do Paraná, localizado no coração da Grande Reserva, um cenário repleto de belíssimas paisagens conta com uma enorme e diversa vida selvagem e com atrações em turismo para todos os estilos e preferências. 

O Setor Litoral do Paraná é o verdadeiro núcleo da Grande Reserva Mata Atlântica, tanto por sua posição central quanto por sua incrível variedade ambiental, que vai da Serra do Mar às lindas baías, praias e ilhas. Nessa região existem cidades coloniais bem preservadas, como Morretes e Antonina e a portuária Paranaguá, combinadas com comunidades caiçaras, como Guaraqueçaba, Ilha Rasa, Superagui, por exemplo. 

Na região, existem montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias do oceano Atlântico que se localizam a uma curta distância de dois dos maiores centros urbanos do país: São Paulo e Curitiba. A combinação de riquezas culturais e naturais em áreas densamente povoadas oferece a rara oportunidade de conservar e usufruir desta paisagem única. As áreas naturais protegidas são a base de uma economia inovadora. Esse território também abriga cidades coloniais das mais antigas do Brasil, além de comunidades indígenas e históricas. 

Espécies como guarás, biguás, papagaios-de-cara-roxa e atobás voam pelo local e lindas praias completam a paisagem por toda a costa. Só nessa região existem quatro Parques Nacionais, dez Parques Estaduais e diversas RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). 

Entre as Unidades de Conservação que existem no setor Litoral do Paraná e podem ter suas áreas visitadas, estão o Parque Nacional de Superagui, a Reserva Biológica Bom Jesus, Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual e Estação Ecológica Ilha do Mel, Parque Estadual do Palmito, Reserva Natural Salto Morato, as reservas da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) Guaricica, das Águas e Papagaio de Cara-Roxa e a Reserva Ecológica Sebuí. 

Para mais detalhes sobre como desfrutar da região, acesse a página de vendas no site da Grande Reserva Mata Atlântica, clique AQUI

Reportagem: Claudia Guadagnin