Estamos na segunda maior baía de todo o país. Segundo ponto ecoturístico mais visitado de todo o Paraná, a Ilha do Mel conta com boa infraestrutura de pousadas e restaurantes. Ao seu lado, a Ilha das Peças é a casa de tradicionais comunidades pesqueiras e também oferece serviços aos visitantes, além de ser um excelente local para observação de botos-cinza e guarás. Já a Ilha do Superagui se desligou do continente após a criação do Canal do Varadouro, que faz conexão com o litoral sul paulista.
Aqui vive o mico-leão-da-cara-preta, carismático primata ameaçado de extinção. O visitante pode usufruir de passeios, pousadas rústicas e excelente culinária. Procure passeios que levem até a Ilha do Pinheiro, um dos principais dormitórios dos papagaios-de-cara-roxa, que encantam com sua revoada pelas manhãs e ao entardecer. Ao fundo da baía, encontra-se a Ilha Rasa, lar de tradicionais comunidades caiçaras, apresentando uma combinação de paisagens e vida selvagem única.
Este Portal também dá acesso às ilhas oceânicas, como as Ilhas dos Currais – Parque Nacional Marinho que oferece opções de mergulho aos visitantes, possibilitando-os ficar ao lado do peixe mero. O acesso a todos é realizado por Paranaguá ou Pontal do Paraná e, alternativamente, por Guaraqueçaba ou pelo litoral sul de São Paulo.