O Portal das Águas encontra-se em uma região cuja história está intimamente ligada ao bandeirantismo no estado de São Paulo. A palavra Ibiúna significa “lugar escuro”, devido ao vale sempre tomado pela neblina e pela garoa. Tal detalhe é reforçado pelo fato dos indígenas preferirem aquela pequena extensão do vale para se esconder de seus algozes, percorrendo os peabim, caminhos dos povos originários que cortavam a floresta.
Como o próprio nome sugere, o Portal se destaca pelas águas limpas e abundantes, fruto das áreas naturais muito bem conservadas. Aqui percorre a bacia do rio Juquiá, afluente do rio Ribeira do Iguape, e também começa a bacia do Alto Paranapanema, fonte de água do Estado de São Paulo.
Os índices de conservação oferecem regiões de rica biodiversidade e encontros com onças-pintadas, antas e outros grandes mamíferos que transitam pelos corredores entre o Parque Estadual do Jurupará e o Mosaico de Unidades de Conservação de Paranapiacaba.
Além disso, podemos experienciar aventuras únicas neste território referência em ecoturismo, turismo de aventura, contemplação e observação de fauna, frequentando as diversas comunidades ou percorrendo ciclorrotas e caminhos da região.