As listas de observações foram registradas ao longo do dia em várias regiões, como Itanhaém e Cananéia, em São Paulo, e na Barra do Ararapira, Antonina e Morretes, no Paraná, por exemplo
Dia 12 de outubro, ocorreu o October Big Day, o evento global de observação de aves, que, todos os anos, nos meses de outubro, incentiva observadores de aves de todo o mundo a registrar o maior número de espécies possível em um único dia.
No território da Grande Reserva Mata Atlântica, as listas de observações foram registradas ao longo do dia em várias regiões, como Itanhaém e Cananéia, em São Paulo, e na Barra do Ararapira, Antonina e Morretes, no Paraná, contribuíram para o levantamento de 340 espécies.
A Grande Reserva Mata Atlântica é uma iniciativa voluntária criada em 2018, que conecta 60 municípios em torno do maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica, abrangendo cerca de três milhões de hectares preservados entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O Global Big Day e o October Big Day são eventos internacionais dedicados à observação de aves, organizados desde 2015 pela plataforma eBird, do Cornell Lab of Ornithology, instituição de pesquisa e educação dedicada ao estudo das aves, localizada na Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Fundado em 1915, ele se destaca por suas iniciativas em ciência cidadã, conservação e pesquisa de aves em todo o mundo.
O Global Big Day ocorre em maio e celebra o pico de migração de aves na primavera, enquanto o October Big Day é promovido em outubro, focando na migração das aves no outono. Em ambos os momentos, observadores de aves de todo o mundo registram espécies avistadas em um único dia, contribuindo para a ciência cidadã e o monitoramento de aves globalmente.
É uma oportunidade para observadores de aves, também conhecidos como birdwatchers, compartilharem suas descobertas com a comunidade global. Os avistamentos podem ser registrados no eBird. Qualquer pessoa, esteja onde estiver, pode contribuir. Vale observar aves até pela janela do quintal da própria casa. Veja algumas espécies avistadas no território:
Tiê-sangue e Bem-te-vi | Foto: Reginaldo Ferreira
Surucuá | Foto: Reginaldo Ferreira
Saí-azul | Foto: Reginaldo Ferreira
Sobre a Grande Reserva Mata Atlântica
A Grande Reserva Mata Atlântica é uma iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento regional com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo, com cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, localizado entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esta área é considerada um importante patrimônio natural, cultural e histórico, e a iniciativa visa promover este rico território como um destino de turismo de natureza, reconhecido nacional e internacionalmente.
Escrito por Claudia Guadagnin, assessora de imprensa da Grande Reserva Mata Atlântica.