Dia 16 de novembro, pelo segundo ano consecutivo, a Grande Reserva Mata Atlântica foi destaque em um dos painéis da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que aconteceu entre os dias 06 e 18 de novembro em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Às 11h45 no horário do Brasil e 16h no do Egito, a Grande Reserva foi apresentada no painel “Trazendo ações climáticas baseadas na natureza para as cidades em tempos desafiadores”, uma das atrações do “Dia da Biodiversidade”, no 11º dia de atividades da COP 27.

A Grande Reserva foi apresentada ao mundo como um exemplo real de como a natureza bem preservada é a solução para os maiores desafios da humanidade_André Ferretti

A apresentação da Grande Reserva foi realizada com um vídeo gravado especialmente para o evento. Ele pode ser visto AQUI.

A representação presencial da iniciativa ficou a cargo de André Ferretti, gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, instituição que, atualmente, é uma das principais apoiadoras da Grande Reserva.

Para André, apresentar o case da Grande Reserva Mata Atlântica para que ele possa inspirar outras iniciativas mundo afora, além de ser uma forma de divulgar a iniciativa para um público de potenciais visitantes e parceiros/apoiadores, representa uma troca de experiências também capaz de inspirar novas ações na iniciativa. “O simples fato de ela ser apresentada num evento da programação oficial da COP27 fortalece o tema das soluções baseadas na natureza, que tem crescido a cada ano nas discussões oficiais da Convenção e acumula grande potencial de contribuição tanto para a mitigação quanto para a adaptação às mudanças climáticas”, diz.

A Grande Reserva foi apresentada ao mundo como um exemplo real de como a natureza bem preservada é a solução para os maiores desafios da humanidade.

O case da Grande Reserva Mata Atlântica pode inspirar outras iniciativas mundo afora, além de ser uma forma de divulgar a iniciativa para um público de potenciais visitantes e parceiros/apoiadores, representa uma troca de experiências também capaz de inspirar novas ações na iniciativa_André Ferretti

O painel “Ação multinível para a biodiversidade e o clima: desafio planetário e lições da América Latina” se enquadrou no terceiro tema e foi liderado pela Universidade de York, de Toronto, no Canadá. O evento teve como foco o fortalecimento da biodiversidade e dos vínculos climáticos por meio de pesquisas, políticas e ações conjuntas e a Grande Reserva foi apresentada como uma referência de como a união entre pessoas, entidades, instituições acadêmicas, iniciativa pública e privada é capaz de fortalecer os esforços em prol do desenvolvimento sustentável com base na conservação da biodiversidade e contribuir com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Assista ao vídeo apresentado na COP 27 clicando AQUI.

Reportagem: Claudia Guadagnin