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Grande Reserva Mata Atlântica promove treinamento de mídia a integrantes da Rede de Portais

Participaram representantes da Rede de Portais dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Dias 17 e 19 de outubro, a equipe de comunicação da Grande Reserva Mata Atlântica promoveu um media training para integrantes da Rede de Portais da iniciativa. O encontro foi dividido em dois momentos: um online, na tarde do dia 17, e outro presencial, no dia 19, na Reserva Natural Guaricica, uma das três reservas criadas e mantidas pela SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) desde a década de 1990.

Participaram representantes da Rede de Portais dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A Rede representa uma plataforma colaborativa, que facilita e estimula ações em conjunto envolvendo representantes das mais diversas áreas de atuação e também de diferentes regiões do território.

Entre as entidades presentes, estiveram representantes da ADETUR Litoral e Rotas do Pinhão, Serra Verde Express, Olha o Peixe!, Instituto Terra Luminous, Legado das Águas, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Grupo Pró-Babitonga, Ecoguaricana, IPEC (Instituto de Pesquisa Cananeia) e SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental).

O jornalista Fernando Parracho na companhia das mulheres da comunidade que prepararam o almoço para o grupo, com produtos locais

O jornalista Fernando Parracho na companhia das mulheres da comunidade que prepararam o almoço para o grupo, com produtos locais

A iniciativa foi viabilizada com o apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza,  uma das instituições mobilizadoras da Grande Reserva desde 2018, e executada pela jornalista Claudia Guadagnin, que trabalha na comunicação da SPVS, e pelo jornalista Fernando Parracho, profissional que soma mais de 30 anos de experiência em jornalismo televisivo. Também participaram como condutores Laila Rebecca, responsável pelas redes sociais da Grande Reserva Mata Atlântica, Ricardo Borges, coordenador de articulação e comunicação da iniciativa e Gabriel Marchi, responsável pelas produções audiovisuais da Grande Reserva.

Para Ricardo Borges, a iniciativa, que reuniu representantes das áreas do Turismo, Conservação e do setor de produção sustentável, permitiu que, “a partir de agora, mais pessoas estejam capacitadas, qualificadas e, principalmente, se sintam à vontade para falar sobre a Grande Reserva Mata Atlântica para os diferentes públicos e para a imprensa”.

Ana Saupe, analista ambiental do ICMBIO definiu a experiência como “enriquecedora”. “A comunicação com a sociedade é um desafio na gestão das unidades de conservação. Temos dificuldade em mostrar a imensa contribuição que uma área protegida trás à sociedade. Com o treinamento, aprendemos conceitos e estratégias para melhorar essa comunicação. A nossa mensagem é importante, mas temos que saber como compartilhá-la de uma forma que atinja cada vez mais pessoas. Foi um passo importante para fortalecer o território como um todo, inclusive, as UCs ali existentes”.

Bryan Mueller, idealizador e diretor da Olha o Peixe!, que trabalha para fortalecer a pesca artesanal paranaense e, com isso, proporcionar uma maior valorização do que é pescado no estado, comentou que o treinamento foi oportuno para “nos fortalecermos como rede, aprendermos com as experiências de todos e nos capacitarmos para sermos porta-vozes da Grande Reserva da Mata Atlântica, mas também comunicadores mais eficientes sobre nossas instituições e o impacto socioambiental positivo que geramos com elas”, disse. “Recebemos várias dicas e entendemos as necessidades do contexto jornalístico para criarmos uma relação que favoreça as divulgações da melhor forma e auxilie o trabalho dos profissionais envolvidos”.

Marcos Rosa, jornalista e fundador da marca de ecoturismo e educação ambiental Ecoguaricana, complementou ao dizer que o media training  proporcionou aprendizado valioso sobre a mídia até para quem tem formação na área de Comunicação Social, como no caso dele. “Comunicar sobre os atrativos naturais, as comunidades e o empreendedorismo de Natureza na Grande Reserva Mata Atlântica também é propagar a conscientização ambiental e oportunidades de negócios sustentáveis”, concluiu.

A partir de agora, mais pessoas estão capacitadas e qualificadas para falar sobre a Grande Reserva Mata Atlântica para os diferentes públicos e para a imprensa

A partir de agora, mais pessoas estão capacitadas e qualificadas para falar sobre a Grande Reserva Mata Atlântica para os diferentes públicos e para a imprensa

Sobre a Grande Reserva Mata Atlântica

A iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica abrange um contínuo de 2,7 milhões de hectares de Mata Atlântica ainda conservados entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Incorpora o conceito de “Produção de Natureza” como estratégia, na qual a manutenção de grandes áreas naturais bem conservadas e a presença de espécies emblemáticas, cultura regional e paisagens únicas, são os vetores para ações de desenvolvimento regional, com a geração de empregos e renda a partir de atividades de turismo de natureza aliado ao turismo cultural e histórico. A SPVS é uma das apoiadoras da iniciativa, que já tem três anos de existência, tendo iniciado as atividades em agosto de 2018.

Reportagem: Claudia Guadagnin

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