O Setor Rotas do Pinhão compreende boa parte da Região Metropolitana de Curitiba, em especial, uma área de altíssima importância para os moradores da maior cidade do estado, pois é desta região que vem a maior parte da água que abastece toda essa população e suas atividades econômicas. É a combinação das montanhas com a densa floresta bem preservada que faz desta região um relevante vertedouro de água pura.
Também é onde nasce o famoso Rio Iguaçu, que surge aqui e desemboca nas magníficas Cataratas. Pelos municípios de Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, encontram-se diversos cumes que reservam desafios aos visitantes. O principal deles é o Pico Paraná, o maior do sul do país – que também é um Parque Estadual. Mas também tem o Anhangava, o Morro do Canal, o Pico Caratuva, entre outros.
Mais ao Norte, entre os municípios de Adrianópolis e Tunas do Paraná, está o Parque Estadual das Lauráceas, uma grande e bela área protegida que conta com a experiência e o conhecimento das comunidades vizinhas quilombolas para zelar por sua biodiversidade. Por toda a área deste Setor, acompanha-se a transição de paisagens da Mata Atlântica, que ocorre no encontro do primeiro planalto com a cadeia de montanhas e abriga as maiores porções de Floresta com Araucária dentro da Grande Reserva.
Ao Sul, São José dos Pinhais é uma porta de entrada internacional de visitante, por ser onde encontra-se o Aeroporto Internacional Afonso Pena, mas também é, junto com Tijucas do Sul, excelentes representantes do turismo rural, que ocorre em diversas comunidades espalhadas por estes municípios.