A Grande Reserva Mata Atlântica abriga uma impressionante diversidade de atrações turísticas que ajudarão o visitante a experimentar a riqueza desse bioma com toda a sua fauna e flora, além de uma cultura única que combina origens europeias, ameríndias e africanas.

Aqui estão alguns dos melhores pontos para observação de aves da América do Sul, combinados com incontáveis trilhas pela floresta tropical e alguns dos melhores locais para a prática do montanhismo no Brasil. A região também inclui grandes circuitos para mountain bike através de suas muitas estradas de cascalho e trilhas na floresta. Seus muitos rios são perfeitos para nadar e também para a prática do boia cross, rafting e kayaking. Dezenas de cachoeiras formam pedaços inesquecíveis de um paraíso tropical. Suas baías, grandes e calmas, são ideais para longos passeios de barco complementados pela pesca esportiva ou pela observação de aves aquáticas e duas espécies de golfinhos.

A Grande Reserva Mata Atlântica é o melhor lugar do mundo para se observar duas espécies de mamíferos carismáticos, como o gentil muriqui-do-sul e a tímida franciscana. Além disso, é o único lugar do mundo em que se pode ver o belo mico-leão-de-cara-preta. Finalmente, existem mais de 100 km de praias intocadas nas quais o viajante pode relaxar ou explorar.

Caminhada

Cachoeira no rio Mãe Catira

Mountain bike

A região abriga belas cidades históricas que mantêm o charme da arquitetura colonial, como São Francisco do Sul-SC, Paranaguá-PR, Antonina-PR, Morretes-PR, Iguape-SP, Guaraqueçaba-PR e Cananéia-SP. Casas rústicas e coloridas feitas de pedra, areia e óleo de baleia decoram os centros históricos com seus calçadões, pracinhas e coretos. Ao longo do ano, festivais agitam essas cidades reunindo música, teatro, cinema, artes plásticas e gastronomia, atraindo artistas e visitantes de todo o Brasil.

Há atrativos para todos os gostos e idades! E depois de um dia intenso de lazer, nada melhor que usufruir da hospitalidade e aconchego de hotéis, pousadas ou campings, ao alcance de todos os bolsos.

A região é bem servida de rodovias estaduais e federais, e a proximidade com os aeroportos Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU) e Internacional de Curitiba-Afonso Pena (CWB) facilita o acesso dos visitantes.

Hospedagem

Morretes

Restaurantes

Fotografias por Zig Koch, PE Carlos Botelho, Irene Roiko Chali, Ricardo Borges & Reginaldo Ferreira